Não sei se sou eu que sou esquisita ou se os ministros realmente são algo de surrealista... Eis-me de volta.

Não sei se terei algo de novo para dizer ou se, caso não tenha, valerá a pena chover no molhado, mas cá estou a desenterrar um Cartel que, confesso, julgava morto e enterrado...

sábado, 3 de setembro de 2011

"Eu e os Outros"

Aproveito esta época de arranque para vos falar de um projecto extremamente interessante da autoria do IDT.IP (Instituo de Drogas e Toxicodependências) chamado "Eu e os Outros". Deixo aqui a sua descrição com a salvaguarda de que a aplicação carece de formação na área, ministrada pelo IDT.
Se o projecto vos interessar e tiverem mais dúvidas podem contactar-me para esclarecimentos.


“O Projecto “Eu e os Outros” foi desenhado por uma equipa técnica ligada à Linha Vida SOS Droga e surge integrado no desenvolvimento do site juvenil “Tu Alinhas?”. Este projecto tem por objectivo genérico promover a reflexão em grupo sobre temas do desenvolvimento ligados à adolescência, criando uma dinâmica de grupo geradora de crescimento pessoal e social. Constitui-se como um instrumento promotor de processos de tomada de decisão, confrontação no seio do grupo e exploração de informação dirigido a grupos de jovens entre os 10 e os 18 anos.
Tem por base 8 histórias em suporte electrónico, cada uma delas abordando temas ligados ao desenvolvimento pessoal e social. Os jogadores têm por objectivo de jogo conduzirem um grupo de personagens, mediante um conjunto de decisões partilhadas, na resolução de problemas do dia-a-dia. As histórias estão organizadas por parágrafos, no final dos quais os jogadores, assumindo o papel do personagem principal, são confrontados com várias opções, das quais podem escolher apenas uma.
(…) O material de suporte ao Projecto “Eu e os Outros” é um conjunto de 8 narrativas interactivas que se desenvolvem em torno da vida de 8 personagens. Estas personagens – 4 rapazes e 4 raparigas – foram desenvolvidos na sequência da consulta a um conjunto alargado de jovens da área de Lisboa. Foram organizadas sessões de auscultação a turmas de jovens dos 2º e 3º ciclos do ensino básico no sentido de adequar o grafismo do site ao gosto dos adolescentes. Desta auscultação resultou o desejo de que o grupo integrasse figuras representativas de ambos os sexos, de diferentes etnias, e representando diferentes culturas juvenis. O grupo daqui resultante procurou integrar betos, surfistas, fashions, nerds, góticos, freaks e dreads. Reservou-se um personagem que de algum modo pudesse representar o estrangeiro, alguém que sendo oriundo de outro país permitisse trabalhar temas ligados ao confronto de culturas.”
                                                                                              In Manual Eu e os Outros, IDT

As 8 histórias permitem trabalhar, entre outras, as temáticas abaixo enunciadas:
História 1 – Crescer:
1. A preocupação do irmão mais velho com o comportamento do irmão mais novo.
2. A internet/computador como recurso de risco quando mal utilizada – diminuição de competências sociais, componente aditiva da utilização do computador, alienação do eu pela criação de personalidades alternativas, estabelecimento de relações virtuais, etc.
3. Desenvolvimento de uma má relação com o corpo em função da estética. A importância particular deste processo na fase da adolescência.
4. A alimentação equilibrada
5. O recurso a substâncias como forma de controlo do apetite.
6. A capacidade de descentração e de se colocar no lugar do outro
7. Acessibilidade de bebidas alcoólicas a menores. Implicações da convivência em contexto recreativo
8. O choque de gerações (pais/filhos; mais velhos/mais novos)
9. A gestão de conflitos (ocultar, confrontar, ou deixar andar)
10. A projecção no futuro
11. Os mitos ligados ao estatuto de adulto: consumo de álcool, a sexualidade

História 2 – A Amizade
1. Gestão de Conflitos dentro de um grupo de amigos – diferentes posicionamentos face ao conflito (evitamento, confronto, negação, mediação, etc.);
2. Preocupação com o olhar dos outros face à sua imagem corporal;
3. Ritmos pessoais e o respeito pelo outro;
4. Gestão afectiva de diferentes graus de intimidade - entre relações preferenciais e relações grupais;
5. O consumo de cannabis – percepções de (a)normalidade, função de partilha, contextos de consumo, pressão de pares, efeitos da substância;
6. Reacção ao que é diferente – respeito pelas opções individuais dentro do grupo;
7. Exploração de culturas juvenis e contextos específicos de cada uma
8. Estratégias de integração

História 3 – A Escola
1. O Bullying – lidar com maus-tratos fortuitos;
2. A espiral da agressividade;
3. Os sinais de sofrimento – perturbações do sono, insucesso, problemas de concentração;
4. Actividade física e saúde;
5. Os efeitos do tabaco;
6. As medidas de prevenção do tabagismo em locais públicos;
7. A confiança na capacidade de ajuda dos outros (Família, Professores, Amigos);
8. A capacidade de se fazer respeitar;
9. Corresponder (ou não) às expectativas dos outros;
10. O sentimento de incompreensão;
11. Preconceitos;
12. Entreajuda, a protecção dos iguais;
13. Delegar ou resolver os próprios problemas.

História 4 – A Família
1. A dinâmica famílias – regras e rituais;
2. Projectos e limites;
3. O peso económico do consumo de Tabaco;
4. A escalada de consumos que conduz à dependência;
5. Os esquemas associados à toxicodependência;
6. O sistema de tratamento;
7. O abandono escolar;
8. Programas de formação alternativos;
9. A confiança;
10. O segredo;
11. A ajuda informal através dos pares.

História 5 – Amores e desamores
1. O amor e as paixões;
2. A atracção;
3. Maus-tratos dentro da relação de casal;
4. A agressividade associada ao consumo de álcool;
5. O ciúme doentio;
6. Associações de apoio à vítima;
7. O comportamento de perseguição;
8. Jogos de sedução;
9. A sexualidade;
10. A contracepção;
11. A lealdade na amizade;
12. Fidelidade numa relação;
13. Papel do telemóvel;
14. Doenças/infecções Sexualmente Transmissíveis (DST’s/IST’s).

História 6 – A Lei e as Drogas
1. A Legislação sobre as Drogas – posse, tráfico, etc;
2. A descriminalização do consumo vs. a liberalização do consumo;
3. As estratégias de Dissuasão – as Comissões de Dissuasão da Toxicodependência;
4. O papel da Escola Segura;
5. A Justiça;
6. Interesses – a arte;
7. O Trabalho Infantil;
8. A lealdade na amizade;
9. A responsabilidade;
10. Ajuda espontânea vs. Ajuda especializada;
11. Crise Familiar.


História 7 – Contexto Recreativo
1. Estereótipos ligados ao mundo da droga;
2. Gestão do stress;
3. Expectativas familiares face ao futuro profissional;
4. Pressão de pares;
5. Contexto recreativo nocturno;
6. Substâncias de consumo recreativo: Cocaína, Álcool (shots), Ecstasy, Haxixe;
7. Trabalho das Equipas de rua;
8. Sexualidade (flirt e predação sexual);
9. Responsabilidade pelos amigos;
10. Funcionamento do Serviço de Emergência.

História 8 – O Futuro
1. Perspectivas do futuro: determinismo versus livre arbítrio;
2. O ambiente e as preocupações ecológicas
3. A autonomia, a responsabilidade e a capacidade de tomar decisões;
4. A autenticidade do ser humano e a sua individualidade;
5. O inesperado, o óbvio, o acaso e o absurdo;
6. O consumo de alucinogéneos – percepções de (a)normalidade, contextos de consumo, pressão de pares, efeitos da substância;
7. O poder de um grupo face aos poderes individuais;
8. Exigir, ceder e conciliar nas relações interpessoais;
9. A frustração e o regozijo da despedida – o respeito pela emancipação do outro.

Sem comentários: